Luiz Mileck e Soon Hee Han
“Se o consumidor soubesse o poder que o ato de consumir tem, teríamos uma realidade diferente no planeta”
O Locavorista é um espaço que valoriza os artistas e produtores locais. Fundado há pouco mais de um ano por três sócios, Luiz Mileck, Soon Hee Han e Paulo Celles, no centro de Curitiba, o empreendimento abriga cafeteria, livraria, loja, bistrô, coworking e espaço para eventos e palestras.
O nome remete ao “Locavorismo”, movimento que estimula o consumo de alimentos de produtores locais, mas teve o conceito ampliado pelos empreendedores: além desses produtores, O Locavorista também coloca em uma grande vitrine os produtores criativos, dentre eles artistas, designers e escritores. “Temos a missão de pegar o produto alimentar ou a obra do artista, entender isso e transmitir isso ao público” explica um dos sócios, Luiz Mileck.
Após um ano da abertura, os fundadores contam que já fizeram diversas experimentações e que o processo criativo da empresa é muito dinâmico. Contudo, a sócia Soon Hee Han afirma que “tem uma linha base nesse desenho: a gente acredita na coprosperidade. Então, a gente acredita que quanto mais a gente colabora, mais todo um ecossistema ganha”.
Soon Hee, que possui larga experiência no empreendedorismo, conta ainda que o consumo consciente é um dos principais valores do negócio e destaca que “se o consumidor soubesse o poder que o ato de consumir tem, teríamos uma realidade diferente no planeta”.