Daiana Lopes

“A Casa 102 é um espaço que se propõe a ser realmente das pessoas, ele é feito pelas pessoas: desde as coisas mais simples do dia a dia até a tomada de decisões”

O número 102 da Alameda Júlia da Costa em Curitiba é muito mais que uma casa, é uma mistura de loja colaborativa, ateliês, escritórios e espaço para eventos e cursos.

A casa colaborativa nasceu há quatro anos, quando a jornalista Daiana Lopes e mais quatro amigos abriram as portas para quem, como eles, queria experimentar uma proposta diferente. “É um espaço compartilhado por pessoas, então não é uma loja onde as pessoas deixam seus produtos, não é um coworking onde as pessoas vem trabalhar. É um espaço que se propõe a ser realmente das pessoas, feito pelas pessoas”, explica Daiana.

A loja colaborativa expõe produtos de 40 marcas autorais locais.  “Além das marcas que expõem produtos aqui, também tem as pessoas que trabalham aqui na casa, que tem escritório, atelier”, complementa a empreendedora. São profissionais de diferentes áreas criativas como design, moda, artes visuais e comunicação.

Esse lugar único estimula a Economia Criativa por meio da interação entre as pessoas. Daiana explica que o espaço virou um ponto de encontro de criativos, que acabam trocando experiências e fazendo parcerias.

Essa relação acontece também na divisão de tarefas da casa. Como não há funcionários, todas as pessoas que trabalham por lá compartilham as tarefas do dia a dia para a organização do lugar.

O negócio também motivou a mudança no perfil da rua, que fica no Centro Histórico da capital. Na calçada em frente ao imóvel, foi instalado um balanço que convida adultos e crianças a relaxar. Foi seguindo esse conceito que dois pequenos bares se instalaram na vizinhança. Aos poucos, o público jovem passou a frequentar a região, que ganhou mais vida.