Ariane Santos
“A Badu é uma grande brincadeira, é luz, é alegria, é tudo aquilo que a gente quer fazer dela, é tudo junto, é tudo misturado”.
Ariane Santos recebeu a equipe do CRIA SUA com o sorriso que já é a sua marca registrada, enquanto ela e outras mulheres trabalhavam em bolsas feitas a partir de carpês descartados.
O início da Badu Design tem muito a ver com a história da Ariane. Após a perda da avó, de quem cuidou por dois anos, Ariane teve depressão. Encontrou na arte manual uma forma de resgatar a alegria. No período que passou no hospital, percebeu que outras mulheres também precisavam de ajuda e foi assim que decidiu estender a transformação que ocorreu na sua vida. Juntas elas poderiam mudar o roteiro delas e de muitas outras.
Hoje, a empresa já capacitou mais de 400 pessoas que por meio da arte e do design se reconectam, encontrando a possibilidade não só de geração de renda, mas de mudar o rumo de sua história.
Utilizando resíduos têxteis e materiais que seriam descartados, a criação dos produtos começa com a experimentação que ela define como uma grande brincadeira, onde se deve imaginar as possibilidades que aquele material permite. Todos são convidados a participar das etapas de desenvolvimento e fabricação das peças.
“É isso que a gente quer, que o mundo todo tenha acesso a fazer as coisas de uma forma mais criativa, com mais liberdade, de ser quem elas são, sem ter que estar procurando alguma coisa ou seguindo algum modelo pré-estabelecido. As pessoas podem ser quem elas são, da maneira que elas quiserem e serem felizes. E é nisso que eu acredito”.